Carta Aberta: Pela Suspensão do Calendário do ENEM

Recentemente, o Ministro da Educação, Abraham Weintraub, responsável pela decisão da alteração do calendário do INEP, manifestou ser contra o adiamento da realização do ENEM de 2020. Notícia que preocupa grande parte dos estudantes de todo o País, que enfrentam diversas crises diante da pandemia da Covid-19.

Além da crise financeira e sanitária, estudantes de diversas instituições públicas estão sem acesso ao ensino, visto que, algumas delas permanecem com as aulas suspensas e outras, como algumas particulares, iniciaram aulas pelo sistema remoto. Tal sistema, conforme consta nos dados apontados nas imagens acima, referente à pesquisas realizadas pelo IBGE no ano de 2017, não é acessível a todos, o que maximiza ainda mais a desigualdade social e de oportunidades presente no país.

Em resposta a essa decisão, nós, da Gestão Em Frente 2020, do DCE da PUC Minas campus Poços de Caldas, nos posicionamos contra essa agenda. Confira abaixo: O DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS CAMPUS POÇOS DE CALDAS/MG vem, por meio desta carta aberta, expressar sua discordância com a manutenção da data de realização do Exame Nacional do Ensino Médio, determinada pelo Ministério da Educação.

Em meio a crise deflagrada pelo COVID-19, as aulas de todo o País foram paralisadas. Na rede particular, a grande maioria das instituições implementou o regime letivo remoto, dando continuidade ao conteúdo programático proposto no início do semestre letivo. Entretanto, as escolas da rede pública, que não contam com o mesmo aparato tecnológico e aporte financeiro, estão, em sua maioria massiva, com as atividades integralmente paralisadas e sem previsão para retorno.

Além disso, a realidade de grande parte da população brasileira não deve ser esquecida. Problemas de ordem estrutural, como a falta de acesso à internet, a computadores e a um espaço apropriado para o estudo em casa, são alguns dos entraves encontrados por uma parcela considerável de estudantes de todo o País que, no atual cenário, inviabiliza até mesmo o processo de inscrição, haja vista a decretação do isolamento e até mesmo lockdown em diversas localidades.

Feitas estas ponderações, reforçamos a necessidade de que a questão seja melhor avaliada, pois, já não bastasse as desigualdades de diversas naturezas, que sempre influenciaram no ingresso dos estudantes ao Ensino Superior, a decisão de manter a realização do ENEM em outubro deste ano, escancara e potencializa tal injustiça, de maneira sem precedentes, viabilizando, assim, o aumento de circunstâncias excludentes.

É importante lembrar também que, já há algum tempo, os programas de acesso ao Ensino Superior, como o FIES, por exemplo, têm sofrido diversos desmontes, dificultando, cada vez mais, o acesso à Universidade.

Assim, e partindo da premissa universal de que o acesso à Educação é pilar fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e cidadã, o DCE da PUC Minas - Poços de Caldas, em conjunto com outras entidades estudantis, espera um posicionamento do MEC que se alinhe com a realidade atualmente vivenciada pelo País.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Av. Pe. Cletus Francis Cox, 1,661 - J. Country Club 37.701-355 - Poços de Caldas - Minas Gerais

Telefone: (35) 3714 - 4680 | Email: comunicacaodcepucpcaldas@gmail.com

Siga o DCE no Facebook e Instagram. :)

© 2020. Diretório Central dos Estudantes - PUC Minas campus Poços de Caldas.