SUSPENSÃO DAS BOLSAS DA FAPEMIG

March 1, 2019

 

Recebemos nesta semana a notícia de que as bolsas de iniciação científica oferecidas pela FAPEMIG estão suspensas, afetando inúmeros universitários em todo o Estado.

 

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) tem se mobilizado de diversas formas, colaborando para reverter essa situação arbitrária.

 

Além disso, estudantes da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais campus Poços de Caldas redigiram uma nota exigindo respostas da Instituição, que tem como um dos seus pilares, além do Ensino e da Extensão, a Pesquisa Científica. Confira a nota abaixo:

 

Suspensão de Bolsas FAPEMIG

 

Todas as bolsas de iniciação e pós-graduação, mestrado e doutorado para o início de 2019, foram suspensas pela FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais).

 

A FAPEMIG alega que o Estado de Minas Gerais não repassou as determinadas verbas e, portanto, a mesma não pode honrar seus compromissos referentes ao último edital lançado no final de 2018.

Diversos alunos de instituições acadêmicas de todo estado foram afetados. Alunos da graduação, mestrado e doutorado. Em Poços Caldas, não diferente, os alunos da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, foram também afetados com tal ato. A medida é um reflexo do atual momento político, em que EDUCAÇÃO não se faz prioridade e conhecimento científico é visto como algo obsoleto. 

 

Ao revés, sabe-se que a Universidade tem como um dos seus pilares a pesquisa científica, e que a produção cientifica é conhecimento importante não só para a própria instituição, mas como desenvolvimento da própria sociedade e consequentemente do país. A produção de conhecimento científico afeta diretamente ou indiretamente a vida de todos. Mesmo aqueles que não se percebem como afetados, explicamos que, é graças a este que tivemos todos os avanços tecnológicos, sociais e humanos. 

 

A vida do pesquisador nunca foi fácil ou valorizada, demonstrando então a preocupação social frente ao conhecimento, ou melhor, frente à PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO.

 

Ora, coma discussão não é inócua, já que o corte das verbas só aumenta o escárnio, o descaso ep o desleixo do Estado sobre a atividade dos pesquisadores. Cabe aqui também uma crítica às próprias instituições de ensino, pois essas se demonstraram passivas diante desse cenário, qual seja, a referida suspensão das bolsas e o desamparo frente os alunos. Estamos comprometidos e lutar e reivindicar nossos direitos visto que as bolsas das pesquisas foram suspensas e não canceladas.

 

            Enquanto pesquisadores e alunos de graduação e pós graduação exigimos respostas das instituições relacionadas à Pesquisa e Educação no contexto da suspensão de bolsas, estando estas instituições relacionadas diretamente ou indiretamente.                 

 

No sentido de detalhar e deixar claro nossas perguntas e reivindicações colocamos os seguintes tópicos:

 

  • Qual é a posição da instituição em relação à suspensão das bolsas FAPEMIG?

 

  • Quais as medidas a serem tomadas pela instituição em relação à suspensão de bolsas FAPEMIG?

 

  • De qual forma a instituição pode auxiliar e apoiar o aluno que teve sua bolsa FAPEMIG suspensa?

 

Por fim gostaríamos de explicitar a posição consensual dos alunos em relação aos projetos Probic neste momento após a nota de suspensão de bolsas FAPEMIG:

 

Nós permanecemos no programa Probic, sem alteração para nenhum outro programa, como por exemplo, os programas de Iniciação Científica Voluntária. De nenhuma forma seremos coniventes e passivos diante do ato de suspensão de bolsas. Entendemos que temos um compromisso de entrega de um projeto para a FAPEMIG que será honrado, assim como esperamos e reivindicamos que o compromisso da FAPEMIG enquanto fomentação da pesquisa seja cumprido.

 

Reconhecemos a suspensão de bolsas pela FAPEMIG, porém entendemos que os compromissos de ambas as partes devem ser cumpridas. Não abriremos mão de nossos direitos e pedimos apoio à toda comunidade acadêmica, como também alunos e sociedade.

  

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

TERMINA A CAMPANHA SOLIDARIZA PUC - Cursos com menos alunos se destacam

October 20, 2017

1/3
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo